Lembro-me quando menstruei pela primeira vez. Minha mãe reforçou que ninguém precisa saber que estou menstruando, e que eu deveria reforçar o absorvente com papel higiênico ao colocar no lixo para ninguém ver. Provavelmente você deve ter escutado algo parecido da sua mãe ou de outra mulher da sua família.
Outro episódio que me marcou foi quando contei para uma amiga que estava testando o coletor menstrual e de como estava sendo libertador pra mim não usar mais absorvente descartável. Ela soltou um: “Não coloco nem absorvente interno, quiçá colocar um coletor menstrual. Nunca coloquei a mão lá dentro”. 😳
O sangue menstrual
A gente cresce ouvindo que sangue menstrual é sujo, vergonhoso e Deus nos livre de entrarmos em contato com ele! Sem falar no tabu do toque íntimo, que é um absurdo. Onde já se viu mulher se tocar, ou se masturbar?! É tão bizarro ver os avanços tecnológicos, na comunicação e no acesso às informações, mas em contrapartida vermos tantas pessoas com aquela cabeça de ovo, que não sabem – e nem querem aprender – como lidar com o próprio sangue.
Como mencionei no começo do texto, cresci nesse mundinho onde o sangue menstrual era algo “ruim”, “sujo” e “impuro”. Porém, com o passar dos anos fui me abrindo para outras experiências. Sempre senti um certo desconforto com os absorventes descartáveis. Uns eram muito plásticos – o famoso toque seco –, já outros me causavam algum tipo de irritação ou infecção, como a candidíase, por exemplo. Até o momento que fui apresentada ao coletor menstrual. Comprei um e passei a testar. Naquela época não sabia que tinha a possibilidade de descobrir o tamanho ideal (aqui explico como descobrir o tamanho do seu coletor menstrual). No final das contas não me adaptei tão bem ao modelo que comprei, justamente por conta do tamanho errado. Mas tudo bem, a busca continuava.
Adolescência
Na adolescência, ouvia muito da minha mãe que, na época dela, os absorventes descartáveis eram muito caros. Então nesse tempo ela usava toalhinhas, as quais precisava lavar bem e deixar de molho para tirar as manchas de sangue. Ela falava aliviada, pelo fato de que eu não precisaria passar por este fardo. Agora, junte isso ao fato de achar que o sangue menstrual era “sujo” e “impuro”. Nem passava pela minha cabeça a possibilidade de usar absorventes de pano.
Mudanças de pensamento
Graças à mídia e às mudanças de pensamento que vêm acontecendo – lento, mas tá rolando –, passei a ser impactada por propagandas de absorventes de pano e relatos de outras mulheres que também já usavam este modelo alternativo de absorvente. Isso me ajudou muito a tirar o preconceito e adquirir meu primeiro KIT Teste de absorventes de pano. Comprei ele na loja virtual Carinho Absorvente de Pano.
Meu primeiro KIT
Recebi 03 modelos de tamanho diferentes: 1 absorvente diário (com 1 camada absorvente), 1 absorvente médio (com 3 camadas absorventes) e 1 absorvente noturno (com 4 camadas absorventes). A ideia do KIT é justamente você experimentar, entender seu ciclo e iniciar o processo de transição.
Dia a dia com um absorvente de pano
Se mantém no lugar: os absorventes de pano possuem abas com botões que servem para envolver a calcinha. Assim como as abas dos absorventes descartáveis, sabe?!
Tempo de troca dos absorventes de pano: vai depender do seu ciclo, confesso que subestimei a capacidade de absorção deles. Mas usando aprendi que os absorventes de pano conseguem ser muito mais eficazes que os absorventes descartáveis.
Previne vazamentos: conforme comentei antes, cada absorvente contém quantidade de camadas diferentes, elas são feitas de tecido absorvente, além da camada externa que é resistente à água para evitar vazamentos e derramamentos.
Dobrável: se estou na rua, posso trocar o absorvente e enrolá-lo, formando um pequeno envelope que posso guardar na bolsinha impermeável que vem junto na hora da compra do KIT.
Lavagem: a dica é lavar o quanto antes seu absorvente, isso facilita bastante a limpeza, evitando manchas e aumentando a sua durabilidade. Antes que você já pense que não vai dar tempo do absorvente secar, fique tranquila, pois eles secam super rápido. Gosto de lavar o meu na hora do banho e no dia seguinte, pela manhã ele já está sequinho… e olha que moro numa cidade úmida.
A vida útil de um absorvente de pano vai depender da quantidade de vezes que você utilizá-lo. Caso você tenha mais de um e alternar o uso, eles podem durar mais de 3 anos. Depois desse período, os absorventes de pano podem perder a eficácia e não funcionarem mais 100%.
***
Com toda sinceridade, espero que este texto traga à você uma nova forma de ver seu ciclo e o de outras mulheres também, evitando frases como “tá naqueles dias, hein”, “ela tá de TPM” e o que tenho horror de ouvir, “tá de chico”. Frases como essas contribuem para que nosso ciclo menstrual continue sendo visto como algo ruim. Vamos reaprender a olhar para nosso sangue menstrual como algo bom, porque é assim que ele realmente é!
Nessa vibe te convido a adotar os absorventes de pano que são extremamente confortáveis ou outros modelos de absorvente, que te façam bem e ao planeta também. Você vai perceber o quão maravilhoso é entender seu ciclo e entrar em contato consigo mesma.
Dica de documentário
Absorvendo o Tabu é um documentário curta-metragem de 2018 e que ganhou o Oscar de 2019 na sua categoria. Ele conta a história de como foi desenvolvida uma máquina para fazer absorventes biodegradáveis e de baixo custo nos vilarejos indianos. Vale a pena conferir!
Nossa Chris! Ameiii! Foi a primeira vez que ouvi falar de absorvente de pano. Se olharmos bem, assim como a moda vai e vem, outros costumes parecem estar voltando, só que de uma forma mais evolutiva. Adorei amiga! Posta + 😍
Oii, Pâm! Que bom ter você por aqui. Seja muito bem-vinda! 🧡
É bem isso, a moda vai e vem. E cada vez com novos significados, com uma nova carinha.
Olha, melhor coisa que fiz foi aderir aos absorventes de pano. Me sinto muito mais tranquila quanto a minha saúde, mas sei que temos muito o que faz pelo meio ambiente.
Afinal, que legado vamos deixar aos nossos filhos? Plásticos ou princípios?
Fico feliz em saber que está gostando do conteúdo. Fique a vontade para sugerir temas também. 😉
Beijoo! 😘
Amiga otimo Absorvente onde compro
Olá, Fernanda querida. Seja muito bem-vinda! 🧡
Os meus comprei na Carinho Absorventes de Pano: https://www.carinhoabsorventes.com.br/
Mas sei que a Korui também vende: https://loja.korui.com.br/
Fico feliz em saber que você pensa em aderir aos absorventes de pano. ❤️
Saiba que estou aqui para o que precisar.
E obrigada por me acompanhar.
Beijoo!
Ainda não experimentei. Mas pretendo usar e fazer pra vender! Super concordo, ainda .ais para quem tem alergia a absorventes de plástico.
Olá, Ingrid. Seja muito bem-vinda! 🧡
Fico feliz em saber que pretende usar e ainda mais, fazer para vender. Adorei!!
Bora ajudar nosso planeta e outras mulheres a terem acesso aos absorventes de pano.
Bom dia
Olá, Denisa.
Seja muito bem-vinda! 🥰