Absorventes modernos: conheça os principais modelos da atualidade

26 de maio de 2021
Atualmente existem diversos modelos de absorventes. Descubra os pontos positivos e negativos de cada um deles e escolha a opção que mais combina com você.
Tempo de leitura: 5 min

Nesse texto aqui, contei sobre a história do absorvente, desde a Idade Média até o século XXI. Como o mundo está em constante evolução, atualmente temos diversas opções de absorventes disponíveis no mercado.

Aqui falarei sobre os modelos mais comuns e quais as vantagens e desvantagens de cada um deles. Meu objetivo é apresentar algumas alternativas para os tradicionais absorventes descartáveis e ampliar o seu leque de opções. Vamos lá?

 

01. Absorvente descartável externo 

 

Esse modelo é o mais popular entre as brasileiras, sendo possível encontrá-lo em diferentes tamanhos, formas, espessuras e componentes. Em relação ao uso, o recomendável é trocar o absorvente a cada, pelo menos, 04 horas (fluxos leves) ou a cada 02 horas (fluxos intensos).

Vantagens: justamente por ser tão tradicional, o absorvente descartável externo pode ser encontrado em qualquer mercado ou farmácia. Além disso, pode ser trocado com facilidade, se adapta aos diferentes modelos de calcinha e possui uma boa absorção. 

Desvantagens: uma das suas principais desvantagens é seu impacto negativo no meio ambiente. Estima-se que cada mulher utiliza cerca de 10 a 15 mil absorventes da puberdade à menopausa, uma quantidade assustadora de lixo para o planeta.  

Outro ponto negativo é que produtos químicos utilizados em sua fabricação são prejudiciais para nossa saúde íntima, pois podem desregular o pH vaginal e nos deixar mais suscetíveis a bactérias, fungos e infecções. Além disso, quando pensamos a longo prazo, eles apresentam um alto custo em comparação com os modelos reutilizáveis. 

 

02. Absorvente descartável interno

 

O absorvente interno, popularmente conhecido como o.b, é feito de algodão e pode ser encontrado em 03 tamanhos, que variam de acordo com o fluxo menstrual. Para utilizá-lo, basta colocar o absorvente no interior da vagina e trocar a cada 04 horas, dependendo da intensidade do seu fluxo menstrual. 

Vantagens: assim como o modelo anterior, o absorvente interno pode ser encontrado com facilidade. Ele também proporciona mais liberdade para a mulher realizar exercícios físicos e ir à praia ou piscina durante o período menstrual.

Desvantagens: esses produtos apresentam as mesmas desvantagens dos absorventes externos, prejudicando o meio ambiente e nossa saúde. Porém, aqui podemos acrescentar o fato de que eles também causam um grande desconforto quando não são colocados da forma correta. 

 

03. Coletor menstrual

 

O coletor menstrual consiste em um copinho feito de silicone cirúrgico maleável e hipoalérgico. Como o nome sugere, ele coleta o sangue menstrual, mas sem absorvê-lo.

É comum algumas mulheres acharem que o coletor não vai conseguir “dar conta” da quantidade de sangue. Porém, os coletores podem comportar até 34 ml, isso é cinco vezes mais do que um absorvente descartável interno consegue absorver.

Mesmo não parecendo, colocar o coletor não é uma tarefa difícil. Você só precisa dobrar em formato de “U”, ficar em uma posição confortável e o introduzir. Depois, você roda um pouquinho o coletor para garantir que ele está encaixado e sem dobras. Normalmente, a embalagem vem com um passo a passo explicando todos os detalhes. 

Ele pode ser utilizado por até 12 horas seguidas e possui uma vida útil de 10 anos. Seu preço é de aproximadamente R$ 80,00. Quando colocamos esses números no papel, percebemos que a longo prazo, é bem mais barato do que os absorventes descartáveis. 

Vantagens: o coletor menstrual é super sustentável e não prejudica a saúde íntima, uma vez que não possui as substâncias químicas dos absorventes descartáveis. Além disso, ele forma um vácuo vaginal, evitando vazamentos. Por fim, os coletores também permitem a prática de diversas atividades físicas. 

Desvantagens: admito que foi difícil encontrar alguma desvantagem😅. Porém, os coletores exigem um período de adaptação, que normalmente demora 3 meses. No entanto, isso não é regra, algumas mulheres sentem-se confortáveis desde o primeiro uso. Outro detalhe importante: é preciso pesquisar os tamanhos e qual irá se adaptar melhor ao seu corpo. 

  Minha história com os absorventes de pano

De acordo com o site Korui, você pode escolher o tamanho do coletor menstrual analisando a altura do colo do útero.

 

Para determinar a altura do seu colo do útero siga os passos abaixo:

PASSO 1: Lave bem as mãos.
PASSO 2: Ache uma posição confortável. É recomendado que seja uma posição vertical, já que favorece um posicionamento natural do colo do útero.
PASSO 3: Insira o dedo médio ou indicador no canal vaginal e deslize para cima até que possa sentir o colo do útero. Ele possui formato arredondado e o toque parece com o da ponta do nariz.

PASSO 4: No momento do toque no colo do útero, note o quanto do dedo foi inserido.

  • Colo baixo: dedo inserido até a primeira articulação.
  • Colo médio: dedo inserido além da primeira articulação.
  • Colo alto: dedo inserido além da segunda articulação.

 

04. Absorvente de pano reutilizável

 

As toalhinhas de pano que nossas avós utilizavam se modernizaram, dando origem aos absorventes de pano reutilizáveis. Eles são confeccionados em algodão e revestidos por uma camada impermeável.

Os absorventes de pano possuem o mesmo formato dos absorventes descartáveis, mas eles possuem botões para que você consiga fixá-los na calcinha. Eles podem ser utilizados por até oito horas e possuem uma absorção excelente.

Vantagens: esse modelo também é sustentável e econômico a longo prazo, já que possui uma alta durabilidade. Os absorventes de panos não apresentam produtos químicos em sua composição, ou seja, não causam alergias, irritações e nem alteram o pH vaginal. 

Desvantagens: como eles precisam ser lavados, é necessário ter mais de um absorvente disponível, principalmente se você morar em uma região fria ou úmida. Além disso, caso deseje trocar o absorvente na rua, precisará guardá-lo na bolsa até chegar em casa. Porém, já existem necessaries próprias para isso.

 

05. Calcinha absorvente

 

No Brasil, uma das marcas líderes em fabricar calcinhas absorventes é a Pantys. Elas são confeccionadas em um tecido antimicrobiano, com bloqueador de odores, que consegue absorver o dobro do volume de sangue do que os absorventes comuns

Além disso, o material faz com que o sangue seque rapidamente, evitando reações alérgicas, irritações ou infecções. A troca é recomendada após 10 horas (fluxos leves) ou a cada 5 horas (fluxos intensos) e, segundo os fabricantes, uma calcinha absorvente pode durar até 02 anos.

Vantagens: a calcinha absorvente é sustentável, econômica, oferece uma boa proteção contra vazamentos e é amiga da sua vagina, assim como os absorventes de pano reutilizáveis. 

Desvantagens: assim como os absorventes de pano, você precisará ter mais de um modelo e sempre que for realizar a troca na rua, deverá guardar a calcinha na bolsa para lavar assim que chegar em casa. 

Após a leitura, espero que você tenha conhecido algumas opções de absorventes que podemos encontrar no mercado atualmente. Ao escrever esse texto, tive como objetivo mostrar para vocês um leque de possibilidades bem como as vantagens e desvantagens de cada um. Mas lembre-se de colocar o seu conforto em primeiro lugar, utilize o modelo que te oferece mais segurança e o qual você melhor se adapta.💗

 

AUTORA:

Idealizadora e fundadora do essa roupa tem história, sendo responsável pela curadoria e criação dos conteúdos. Formada em Design de Moda e com MBA em Gestão de Marketing, vê a moda como a arte de entender o outro e a si mesmo através da roupa, afinal toda peça de roupa tem uma história pra contar!

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
O mais novo
O mais antigo Mais votado
Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback
Coletor menstrual: tudo que você precisa saber sobre o novo queridinho das mulheres
3 anos atrás

[…] tamanho correto do coletor menstrual, que irá variar de acordo com a altura do seu colo do útero. Nesse texto, tem uma explicação super simples e […]

Mais artigos que podem te interessar

1
0
Este é um tópico de comentário fechadox