Vocês já sabem o quanto sou apaixonada por brechós, não é mesmo?! Nesse texto conto algumas vantagens de comprar em brechós e o seu papel na moda consciente. Querem saber como tudo isso começou? Foi lá em 2014, quando comprei minha primeira peça de segunda mão: um coturno! Você que é nova por aqui, já te aviso: comprar em brechós é um lindo caminho sem volta, uma vez que você prova, dificilmente vai deixar de comprar. ❤️
Nessa época, aqui em Curitiba, eram raros os brechós que contavam com alguma curadoria de peças. Caminhando pelo bairro São Francisco – um dos mais antigos da cidade – me deparei com um brechó todo organizadinho e quando bati o olho num cantinho, estava lá aquele que seria meu companheiro de muitas aventuras: meu futuro coturno!
Sempre tive certa dificuldade de comprar calçados, ou apertavam demais, ou ficavam largos… enfim, aquele sofrimento bem conhecido das mulheres. Alguns detalhes nesse coturno me chamaram atenção: o salto era bem baixo, a cor original era verde, com rebites discretos no tornozelo, zíper lateral – o que facilita na hora de calçar -, não era de nenhuma grife conhecida e apresentava marcas de uso (adoro!).
Nasci nos anos 80 e vivi um pouco do auge do punk rock e do grunge. Com meus 18 anos eu tinha apenas dois calçados no armário: um All Star e um coturno Atalaia, que apresenta um solado grosso e é conhecido por seu estilo militar. Este era o coturno que me acompanhava nos shows, não deixava meus pés com calos ou bolhas, fazia eu me sentir forte e decidida. Quando você tem 18 anos acha que pode enfrentar o mundo e usa as roupas para te ajudarem nessa guerra. Quer melhor arma que um coturno?!
Porém em 2014, perto dos meus 30 anos, eu já estava em outra fase. Me sentia muito mais tranquila e sem a necessidade de enfrentar tudo e todos. Só que quando me deparei com aquele coturno no brechó, muito mais delicado – por assim dizer – lembrei-me do antigo coturno Atalaia e dos sentimentos da adolescência, só que agora em uma mente mais madura. Por ele ter um solado e o cano mais baixos, dão um ar mais leve ao coturno, não chamando tanto a atenção. Talvez seja por tudo isso que ele ainda continua comigo.
Este coturno já passou por algumas recauchutagens ao longo destes anos: pintei ele de preto, troquei os zíperes laterais algumas vezes, bem como o solado. Todos estes investimentos valeram a pena, pois na época, paguei apenas R$25,00 nele e sei que ainda posso aproveitá-lo por muito tempo.
Os coturnos nunca saem de moda, vai e vem ano e eles continuam marcando presença nas passarelas e street style. Basta esfriar um pouquinho para tirarmos eles do armário.
Porém, mesmo sendo um clássico, ainda existem algumas dúvidas de como combiná-lo com diferentes produções e qual modelo escolher. Então, separei algumas dicas e inspirações para te ajudar nessa missão.
Como usar coturno em diferentes looks
01. Coturno + calça jeans
Se tem uma peça tão versátil quanto o coturno, são as calças jeans. Essa combinação é sinônimo de praticidade e estilo, perfeito para aqueles dias em que estamos com preguiça de montar uma super produção.
Os coturnos combinam com qualquer modelo de calça, seja ela pantalona, flare, pantacourt ou skinny. Porém, se você acompanha o mundo fashion, já deve ter percebido que a composição mom jeans e coturnos estão dominando o cenário. E não é de menos, o look fica mega estiloso.
02. Coturno + saias + meia calça
Mesmo com o frio, as saias são super bem vindas, basta combinar com uma meia calça e um coturno. Assim, suas pernas ficam quentinhas e você estilosa. Normalmente, essa combinação é ideal para ocasiões mais descontraídas e informais, mas com os acessórios certos, também pode se transformar em um look bem arrumadinho.
03. Coturno + saia ou vestidos midi
O comprimento midi é o mais versátil de todos! Você pode utilizá-lo tanto no verão quanto no inverno, o que faz a diferença são os acessórios, sapatos e blusas. Quando combinamos com coturno, o resultado é um look despojado e elegante ao mesmo tempo.
04. Coturnos + camiseta oversized
As camisetas oversized chegaram com tudo esse ano. No verão, elas ajudaram a compor looks com os bike shorts e calças jeans mais justinhas. Agora no inverno, podemos combiná-las com meias calças e coturnos. Se você curte um estilo mais descontraído, com certeza vai amar essa produção.
05. Coturnos com salto
Esse modelo é perfeito para quem não abre mão do salto. Com uma presença marcante, os coturnos com salto conseguem transformar qualquer look, até mesmo os mais básicos. Ele combina super bem com todas as peças que já citamos aqui.😉
06. Coturnos brancos
O coturno branco é uma das principais apostas para 2021. Ele chegou para trazer uma cara nova aos tradicionais coturnos pretos e deixar os looks mais divertidos. Apesar da cor, combiná-los é super fácil! É igual ao tênis branco, fica bem com tudo!
07. Coturno em looks de verão
Para fechar com chave ouro, acho importante lembrar que o coturno pode ser utilizado em qualquer época do ano, até mesmo no verão. Por isso considero esse calçado super versátil, você consegue utilizá-lo em qualquer estação e em quase todas as ocasiões.
Com essas dicas, espero que você tenha ficado inspirada e monte vários looks incríveis com o seu coturno. Se não tiver um e desejar comprar, minha dica é optar por aqueles que sejam bem resistentes, assim você pode usá-los por um bom tempo. O meu está comigo há mais de 7 anos, valeu o investimento 😉.
E, claro, que não poderia deixar de recomendar procurar em brechós. Tenho certeza que encontrará modelos únicos! 🧡