Conheça a história do rock’n roll e como esse estilo musical influenciou a moda

6 de abril de 2021
O rock é um dos gêneros musicais mais conhecidos e tem uma forte participação no mundo fashion. Conheça sua história e saiba como ele influenciou a moda.
Tempo de leitura: 7 min

Provavelmente, você já percebeu que a moda influencia a música e vice-versa. É super comum estilistas escolherem personalidades famosas para personificar suas marcas e artistas fecharem parcerias em algumas coleções específicas (no mundo do marketing chamamos isso de colab).

Essa influência mútua ocorre porque tanto a moda quanto a música são responsáveis por expressar os movimentos sociais. Ambas dão voz às inquietações, comportamentos e personalidade da época vigente.

Para esse texto, escolhi um gênero musical que tem um espaço reservado no meu coração: o rock’n roll 🎸. A seguir, confira um breve resumo sobre sua história e como ele influenciou – e muito – o mundo da moda. Boa leitura! 🖤

História do Rock’n Roll

A palavra rock’n roll deriva da gíria rocking and rolling, que significa “balançar e rolar”. Essa expressão era utilizada pelos negros americanos no início do século XX e sugeria uma dança ou ato sexual. Assim, podemos perceber que o rock já nasceu com um espírito rebelde.

A vertente musical surgiu nos Estados Unidos, na década de 1940. O gênero é fruto da mistura de diversos estilos musicais, principalmente da música negra, como jazz, blues, gospel, R&B e rhythm. Por esse motivo, as composições costumavam utilizar piano e saxofone ao invés da famosa guitarra elétrica. 

No entanto, foi apenas nos anos 50, com a ascensão de Elvis Presley, que a vertente musical ganhou visibilidade. Porém, antes dele, outros artistas já tocavam rock’n roll, como: Little Richard, Chuck Berry, Jimmy Preston, Bo Diddley, Fats Domino e Bill Halley. Vale dizer que dessa lista, apenas Halley era branco.

Além disso, as mulheres também tiveram uma participação muito importante na consolidação do rock.  Uma grande representante é Sister Rosetta Tharpe, que chegou a trabalhar com nomes como The Jordanaires, Elvis e Little Richard. Em 2018, ela foi reconhecida com uma homenagem do Hall da Fama do Rock.

A influência do Rock na Moda

Hoje em dia, o rock não possui tanto peso quanto antes. Mas, ao longo do tempo, ele foi responsável por ditar tendências e inspirar um lifestyle rebelde e jovem. Conheça um pouco sobre a sua influência no mundo da moda.

Década de 1950 – o rock começou a conquistar seu espaço

Como disse ali no começo, o estilo musical se originou ainda na década de 1940, mas foi apenas em 1950 que começou a ganhar visibilidade. Foi nessa época que surgiu Elvis Presley, conhecido até hoje como o “rei do rock”. 

Porém, é importante dizer que por conta da sua pele branca, Elvis teve um espaço maior na mídia e foi mais bem aceito pela sociedade americana dos anos 50. Inclusive, existem relatos em que ele afirma: “O que eu faço não é nada novo, os negros cantam e dançam dessa forma há muito tempo”.

Apesar disso, não podemos negar que ele foi detentor de um estilo único! Suas marcas registradas são o topete de gel, paletós, terninhos, sapatos estilo loafer e camisas ou conjuntos de gola alta com strass.

Porém, esse último item foi incorporado ao guarda roupa do cantor apenas na década de 70. Antes, era adepto das jaquetas de couro e calças jeans com a barra dobrada.

Década de 1960 – Beatles e Bob Dylan

Nos anos 60, apareceram grandes nomes na cena rock e o gênero musical ganhou ainda mais espaço. Alguns nomes de destaque são The Beatles, The Rolling Stones, Bob Dylan, The Doors  e Pink Floyd. Os dois últimos eram grandes representantes do Rock Psicodélico.

Cada uma das bandas foi responsável por lançar um estilo diferente. Os Beatles possuíam um estilo bem moderno para a época, utilizando ternos slim (aqueles bem justinhos) em tons sóbrios e cabelos arrumadinhos.  

Em contrapartida, tinha Bob Dylan um estilo despojado e informal. Era fã das jaquetas de camurça, botas cowboy, ternos juntos e camisas sobrepostas às camisetas. Além disso, estava sempre utilizando chapéus, óculos Ray-Ban e cabelo com aspecto bagunçado. Totalmente o oposto dos Beatles, né?

Década de 1970 – psicodelia pura 

Em 1969 ocorreu um dos maiores festivais de música, o Woodstock. De forma bem resumida, o evento é considerado o maior movimento de contracultura já visto e possui como base o movimento hippie.  

  Vista-se de amizades verdadeiras!

A contracultura nasceu com a contestação dos jovens ao clima da rivalidade fomentado pela Guerra Fria, tendo como principal alvo a Guerra do Vietnã. A forma de protesto encontrada pela juventude era a música, principalmente o Rock’n’Roll.

Durante a década de 70, também tivemos a popularização das drogas psicodélicas e, claro, a moda refletia esse comportamento social. Um artista que personifica muito bem o estilo da época é Jimi Hendrix, considerado um dos maiores guitarristas de toda a história e uma das principais atrações do Woodstock.

Jimi tinha um visual excêntrico e cheio de informação. Utilizava lenços, estampas, calças boca de sino, camisas coloridas e blazer bordados – tudo em um look só. Com essa mesma pegada hippie, temos a maravilhosa Janis Joplin, que apostava em vestidos estampados, colares extravagantes e acessórios de couro.

Nessa mesma época, tivemos o surgimento do glam rock, disseminado por artistas como David Bowie. A proposta desse estilo era a androginia, ou seja, misturar roupas masculinas e femininas no visual. Assim, os homens utilizam glitter, paetês, ombreiras, tecidos metalizados, couro e animal print.

Em paralelo, nasceu o glam metal que tinha o som um pouco mais pesado, algumas bandas são: Kiss, Queen e Aerosmith. Também temos alguns artistas que adotaram o estilo musical heavy metal, como Black Sabbath, Led Zeppelin, Iron Maiden, Metallica e AC/DC.

Década de 70 e 80 – Punk rock e gótico

No final da década de 70 e início de 80,  surgiu o movimento punk que tinha como princípio a liberdade e individualidade. Como sempre, os jovens encontraram nas roupas uma forma de se rebelar contra o status quo da sociedade. 

Nesse estilo, temos a presença de peças de couro, spikes, calças jeans justas, cabelos coloridos, moicanos e looks all black. Algumas bandas de rock que possuíam esse estilo e influenciaram os jovens, foram: Ramones, Sex Pistols, The Clash e Dead Kennedys. 

Uffa, chegamos a década de 80. Acho que vocês perceberam que durante os anos 70 aconteceu MUITA coisa.😅 

Em 1980 foi a vez do gótico e new wave. O primeiro estilo tinha um ar melancólico e contava com peças de estética obscura, pretas e acessórios pesados, como correntes de metal e pregos. 

Em contrapartida, o new wave apresentava um lado mais colorido, alegre e divertido. Os adeptos desse estilo, usavam roupas coloridas, extravagantes e volumosas. As mulheres começaram a usar a cintura bem marcada, ombreiras, maquiagens chamativas e calças de cintura alta. Ah, sabe aquelas roupas de ginásticas coloridas que vemos nos filmes antigos? Surgiu nessa época também!

Década de 90 – Estilo grunge

Nos anos 90, tivemos a ascensão do grunge, um rock alternativo originário de Seattle. O gênero tinha como mensagem principal o desprezo dos jovens pelo estilo de vida mainstream e maior proximidade dos subúrbios. Então, apostavam em um visual “anti fashion”.

As peças características eram as calças jeans rasgadas, cardigãs velhos, xadrez e o famoso all star com aspecto gasto, mostrando desinteresse pelo lifestyle comum. Um dos maiores representantes do estilo é Kurt Cobain, líder da banda Nirvana. Quase todos os seus looks eram compostos por jeans rasgados, camisas de flanela e camiseta listrada.

Outras bandas de sucesso foram: Pearl Jam, The Offspring, Red Hot Chili Peppers e Green Day.

Anos 2000 até a atualidade

Com a crescente do pop, o rock perdeu um pouco de espaço no cenário musical. Porém, temos algumas bandas de renome, como The Strokes, Panic! at The Disco, Fall Out Boy, Linkin Park e Arctic Monkeys. 

Apesar disso, o rock continua influenciando a moda até hoje. Tenho certeza que você tem pelo menos uma jaqueta de couro, ou um um jeans destroyed ou, quem sabe, uma camisa xadrez de flanela. Porém, hoje em dia preferimos combinar esses itens com outras peças, de estilos diferentes.

E aí, você já conhecia a história do rock ou foi adepta do estilo em alguma dessas épocas? Compartilhe comigo nos comentários, eu vou adorar saber. 💗

AUTORA:

Idealizadora e fundadora do essa roupa tem história, sendo responsável pela curadoria e criação dos conteúdos. Formada em Design de Moda e com MBA em Gestão de Marketing, vê a moda como a arte de entender o outro e a si mesmo através da roupa, afinal toda peça de roupa tem uma história pra contar!

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
O mais novo
O mais antigo Mais votado
Feedbacks
Ver todos os comentários
Sah
Sah
Visitante
1 ano atrás

Seria muito legal se falasse mais sobre o Gótico e os anos 2000. Sem falar do que marcou o rock de 2010 e o que podemos esperar da nova década 20.

trackback
Madonna e sua influência no mundo da moda | essa roupa tem história
3 anos atrás

[…] início da carreira, ela trouxe muita referência no movimento punk para seus looks, tornando-se fonte de inspiração para quase todas as adolescentes da época. As […]

Silvania Rodrigues
Silvania Rodrigues
Visitante
3 anos atrás

Eu amei saber tudo isso, sobre o rock e a moda, parabéns e obrigada por compartilhar seus conhecimentos ❤️

Chris Oliveira
Chris Oliveira
Admin
Responder a  Silvania Rodrigues
3 anos atrás

Olá, Silvania querida. Seja muito bem-vinda! 🧡
Fico muito feliz em saber que você gostou do conteúdo. É isso que me impulsiona a fazer cada vez mais. ❤️
Fique a vontade para sugerir temas também. E obrigada por me acompanhar por aqui.

Mais artigos que podem te interessar

4
0
Este é um tópico de comentário fechadox