A Pop Art foi um movimento artístico que teve início na Inglaterra, nos anos 50, e chegou aos Estados Unidos em 60. Seu precursor foi um grupo conhecido como Independent Group (IG). Ele era composto pelos artistas: Eduardo Paolozzi, Reyner Banham, Smithson, Richard Hamilton e Lawrence Alloway, responsável por criar o termo Popular Art.
Devido a tradução, muitas pessoas acreditam que o movimento consistia em manifestações artísticas das camadas mais populares. Mas na verdade, a expressão Pop Art era utilizada para representar a interpretação dos artistas sobre a cultura de massa feita e produzida pelos grandes veículos de comunicação.
O movimento nasceu com dois objetivos principais. O primeiro deles era contrariar a complexidade do expressionismo abstrato, estética vigente na época que afastava a população da arte.
Os artistas que compunham o movimento se recusavam a realizar essa separação entre arte e vida, por esse motivo utilizam símbolos da vida cotidiana para compor suas obras de arte. E como consequência, tivemos uma diminuição das diferenças que separavam a arte erudita da arte popular.
O segundo objetivo era criticar a sociedade consumista que começava a crescer naquele período (coitados, nem imaginam o quanto piorou de lá pra cá 😅). Com o objetivo de repelir e ironizar o consumo excessivo, eles se apropriavam de símbolos utilizados pela publicidade, como quadrinhos, ilustrações, embalagens de produtos e anúncios de revistas.
Como exemplo, temos a famosa obra “Sopas Campbell”, de Andy Warhol. Ele, inclusive, foi um dos maiores representantes da Pop Art. Além de Warhol temos: Roy Lichtenstein, Robert Rauschenberg, Tom Wesselmann entre outros.
-
Soup Campbell, Andy Warhol -
Moça com bola, Roy Lichtenstein
No Brasil, a Pop Art teve início na década de 60, coincidindo com o período da Ditadura Militar. Por esse motivo, foi utilizado como um instrumento de crítica ao regime de opressão e censura. Alguns nomes do movimento no país são: Antonio Dias, Rubens Gerchman, Vick Muniz e Helio Oiticica.
Principais características da Pop Art
A repetição de uma mesma imagem, em cores diferentes, era uma das principais características desse estilo. Além disso, também costumavam utilizar imagens de grandes nomes e marcas da mídia, cores vibrantes e a técnica de silk-screen ou serigrafia.
A influência da Pop Art na moda
Essas características marcantes influenciaram o trabalho de vários designers, pintores, grafiteiros e estilistas. Durante a década de 60, muitas grifes famosas se inspiraram no movimento artístico para desenvolver coleções incríveis.
Andy Warhol foi um dos primeiros artistas a transformar sua arte em itens de moda. Ele começou sua carreira como ilustrador de moda em grandes veículos de moda, como Glamour, Mademoiselle e Vogue.
Nos anos 60, ele começou a imprimir seus desenhos de arte sobre os minivestidos Paper Caper, vestidos de papel que eram usados e jogados fora após uma utilização. Essas peças eram uma representação pura do estilo de vida consumista da época.
Logo após, a alta moda passou a valorizar a Pop Art e começou a produzir em massa itens com essa estética. O primeiro estilista a estourar nessa tendência foi Yves Saint Laurent, que em 1966 lançou a coleção intitulada “Pop Art”, mostrando que moda e arte podem se unir. Para a época, as peças de roupas coloridas foram revolucionárias.
Pop Art e seu legado
A influência de Andy Warhol foi tanta que nos anos 90, Gianni Versace usou a gravura de Marilyn Monroe nos desenhos de seus vestidos. Já Christian Dior, em 2013, lançou uma coleção inspirada nos esboços de calçados de Warhol.
Lembra que no comecinho do texto mencionei o Roy Lichtenstein? Então, ele também influenciou diversos designers e marcas, como Nike, Vans e Converse. Além dessas marcas famosas, conseguimos encontrar com facilidade roupas que possuem o estilo Pop Art, as principais características são: peças coloridas, estampas de quadrinhos e formas geométricas.
No próximo texto irei falar sobre a influência da Pop Art nos dias atuais, incluindo o mundo da moda, decoração, maquiagem e beleza! E você, já conhecia esse movimento artístico? Compartilhe comigo.💗