Historicamente, o termo minimalismo refere-se aos diversos movimentos artísticos e culturais que aconteceram no século XX. Nessa época, era utilizado para classificar as obras de arte que eram feitas com o mínimo de recurso possível, utilizando cores neutras e formas geométricas simples.
Com o passar do tempo, o minimalismo passou a ser adotado como um estilo de vida. Sua premissa é de que podemos melhorar nossa qualidade de vida ao reduzir os excessos e consumir apenas o essencial.
Adeptos desse lifestyle priorizam a simplicidade e uma vida direcionada para o autoconhecimento, realização pessoal e autonomia. Não se deixam levar pelo consumismo desenfreado que o capitalismo impõe e realizam compras conscientes.
Como a moda reflete diretamente as mudanças e comportamentos sociais, não demorou muito tempo para surgir o conceito de moda minimalista. Neste texto você vai conhecer um pouco mais sobre esse movimento e como aderir ao estilo. Boa leitura.🧡
Moda minimalista
No mundo da moda, a estética minimalista teve início em Paris nos anos 80 com os estilistas japoneses Kawakubo, Issey Miyake e Yohji Yamamoto. Com o lema “menos é mais”, suas criações apresentavam uma modelagem reta e cores neutras, como branco, cinza, preto e azul marinho.
Porém, foi apenas na década de 1990 que o minimalismo começou a ganhar espaço, sendo utilizado como uma resposta aos exageros dos anos 1970 e 1980. Hoje em dia, com a popularização do movimento slow fashion e consumo consciente, o minimalismo tem ganhado cada vez mais visibilidade.
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o minimalismo não tem o objetivo de ir contra “modismos”, mas sim fazer com que os consumidores reflitam se realmente precisam comprar determinado item.
A moda minimalista prega o consumo consciente e o uso de roupas atemporais, versáteis e duráveis. Dessa forma, você não será refém de tendências – que mudam toda semana – estará sempre bem vestida e evita a compra de itens desnecessários e com pouca durabilidade. Bom para o planeta e para seu bolso. 😉
Principais características do estilo minimalista
Aderir ao estilo minimalista não é uma tarefa fácil e, muitas vezes, exige uma mudança de mentalidade. Na hora da compra, dê preferência para peças funcionais, versáteis, de boa qualidade e que combinam com as demais roupas do seu armário.
Minha dica é: antes de adquirir uma peça, tente montar, no mínimo, 03 looks diferentes com ela. Se não conseguir, é sinal de que a usará poucas vezes e não vale o investimento. Com isso em mente, conheça as principais características do estilo minimalistas e dicas de como adotar esse lifestyle.
01. Cores
Prefira cores clássicas e básicas, assim é bem mais fácil combiná-las e montar diversos looks. As tonalidades mais utilizadas são: preto, branco, cinza, marrom e azul marinho. Se você gosta de cores mais fortes, pode investir em acessórios e peças chaves coloridas para compor a produção.
As estampas também podem fazer parte do seu guarda-roupa, mas lembre-se de escolher aquelas que permitam diversas combinações. Minhas preferidas são as listras, formas geométricas e xadrez.
02. Looks monocromáticos
Os looks monocromáticos em tons neutros traduzem com perfeição a praticidade e simplicidade que o minimalismo prega, além de serem super elegantes.
Para deixar a produção ainda mais interessante, aposte no mix de tecidos e texturas. Experimente misturar coura, seda e lã do mesmo tem em um único look, o resultado é incrível.
03. Tecidos nobres
O minimalismo tem como premissa utilizar peças duradouras, entendendo que, dessa forma, diminuímos o consumo e o descarte de roupas. Afinal, se temos peças que podem ser usadas por muito tempo, não existe necessidade de comprar outras e nem descartá-las.
No entanto, para adquirir roupas de boa qualidade, precisamos deixar de lado as lojas de fast fashion e olhar para aquelas que oferecem tecidos mais nobres, como seda, linho e couro.
Em um primeiro momento pode parecer caro, mas se fizer as contas vai concluir que vale mais a pena comprar uma blusa que você pode usar por 05 anos, do que comprar uma blusinha nova todo mês.
04. Corte retos
Atemporais, versáteis e clássicas, as calças retas de alfaiataria e saias com linhas simples são uma das peças chaves do estilo minimalista. O que irá definir um look mais sério ou informal serão os acessórios e sapatos.
05. Sapatos confortáveis
Falando em calçados, o conforto sempre estará em primeiro lugar. Afinal, não faz sentido ter um sapato que você quase não usa porque machuca o seu pé, certo? Apostes nos tênis, coturnos, mocassins e sandálias sem salto.
Essas foram apenas algumas dicas de como aderir ao estilo minimalista. Lembrando que o minimalismo vai muito além da moda, ele é um estilo de vida que busca encontrar a felicidade e bem estar nas coisas simples.
Se você deseja conhecer um pouco mais sobre esse movimento, eu sugiro assistir ao documentário “Minimalism, a documentary about the important things”.
Ele está disponível na Netflix e mostra a história de várias pessoas que decidiram adotar esse estilo de vida. Vale muito a pena.🧡
To pesquisando sobre o assunto. Quero adquirir esse estilo, não aguento mais ser escrava do consumismo.
Eu simplesmente amo esse estilo!
Oii, Dai querida! Que bom ter você por aqui. Seja muito bem-vinda! 🧡
Minimalismo é tudo de bom. Fico feliz em saber que você se identificou com o texto 🥰
Fique a vontade para sugerir temas também. 😉
Beijo!