Nesse texto, mostrei alguns dados em relação ao impacto da indústria têxtil no meio ambiente e algumas atitudes que podem contribuir para um mundo mais sustentável. Dando sequência ao assunto, eu não poderia deixar de falar sobre os brechós e o seu papel fundamental na moda consciente. A seguir, confira como a simples atitude de comprar roupas usadas pode ajudar a criar um futuro sustentável.
Mas afinal, o que é moda consciente?
A moda consciente está diretamente interligada à moda sustentável, porém não são sinônimos. O segundo termo tem como premissa produzir roupas com o menor impacto ambiental possível, reciclando tecidos, utilizando corantes naturais, confeccionando roupas duradouras entre outras práticas.
Já a moda consciente está relacionada a preocupação do consumidor sobre questões ambientais e sociais que envolvem a produção da roupa. É muito comum as pessoas acreditarem que consumir de forma consciente significa, necessariamente, comprar produtos eco-friendly.
No entanto, o consumo consciente significa ter consciência do que você está comprando, conhecer os impactos socioambientais que uma peça de roupa causa no planeta e ter entendimento que para produzi-la foi necessário mão de obra e recursos naturais.
Quando tomamos consciência dessa questão, é quase automático buscarmos por soluções que contribuam para um mundo mais sustentável, em que moda e meio ambiente consigam conviver em harmonia.
Dentro desse cenário, temos os famosos brechós. Mas qual a relação deles com a moda consciente e a sustentabilidade? Vem comigo que vou te explicar!
Qual a relação do brechó com a moda consciente?
Por muito tempo, fazer compras em brechós e bazares era vergonhoso, pois entendíamos que esse tipo de loja era destinado às pessoas que não possuíam condições financeiras de comprar roupas novas.
Porém, com a popularização da moda consciente, passamos a entender que na verdade os brechós são grandes aliados da sustentabilidade. Ao adquirirmos uma roupa usada, estamos prolongando a vida útil da peça, o que contribui para a redução da demanda de produção nas fábricas, diminuição da emissão de produtos químicos poluentes e menos gasto com energia e água. A seguir, confira outras vantagens!
04 vantagens de comprar em brechós
01. Redução do impacto ambiental
A indústria têxtil é a segunda mais poluente do mundo. Segundo dados da ONU, o setor é responsável pela emissão de 10% dos gases-estufa no mundo e libera cerca de 500 mil toneladas de microfibras sintéticas no oceano anualmente. Além disso, apresenta altas taxas de trabalho escravo.
Quando compramos em brechós, estamos contribuindo para a redução desses impactos ambientais e sociais. Ao utilizarmos uma roupa que já foi de outra pessoa, evitamos que determinada peça vire lixo e demore ANOS para ser decomposta pela natureza.
Sei que diante desses números, pode parecer que essa simples atitude não irá fazer tanta diferença em um cenário mundial. Porém, tenho certeza que se todos fizerem a sua parte, conseguiremos mudar, pelo menos um pouquinho, essa realidade nada sustentável.
02. Preços mais acessíveis
Além de ajudar o meio ambiente, comprar em brechós também faz bem para o seu bolso. As roupas usadas são quase 60% mais baratas que peças novas e, normalmente, possuem uma qualidade bem superior àquelas encontradas nas lojas de fast fashion.
Muitas peças de marcas famosas são vendidas em brechós, principalmente quando são de alguma coleção antiga. Atualmente, temos os brechós de luxo que trabalham exclusivamente com esses itens. Isso não significa que as roupas são mega baratas, porém são bem mais acessíveis do que na loja oficial.
03. Ajuda na economia local
Ao comprar no brechó, você está ajudando financeiramente o comércio local e, com certeza, contribuindo para promover mudanças positivas na vida do dono(a) do estabelecimento. Bem melhor do que dar dinheiro para uma loja de fast fashion que já fatura bilhões todo o ano, não é?
04. Looks exclusivos
Essa é uma das principais vantagens dos brechós, motivo que faz com que boa parte dos fashionistas passem algumas horas garimpando roupas. Os acervos dos brechós possuem peças exclusivas de diferentes épocas.
As chances de encontrar outra pessoa com um look igual ao seu são praticamente nulas. Bem diferente de quando compramos nas lojas de departamento com araras gigantes de peças iguais.
Além disso, essa grande variedade de roupas faz com que o brechó seja uma ótima ferramenta para descobrir o seu estilo. Afinal, você irá escolher as peças que você realmente gosta, não aquela que está todo mundo usando.
Após a leitura, espero que você tenha compreendido o papel do brechó na moda consciente. Eu, particularmente, AMO brechós e inclusive conto um pouco mais sobre minha história com eles neste texto!
E você, tem o costume de comprar em brechós? Compartilhe comigo!
[…] roupas também é uma forma de se posicionar politicamente. Debates acerca do consumo consciente e sustentabilidade estão ganhando cada vez mais visibilidade, fazendo com que muitos consumidores questionem de quem […]