No dia 16 de agosto, Madonna – nossa eterna rainha do pop – completa 63 anos. Mas há muito tempo, dita tendências no mundo da moda e serve como fonte de inspiração para mulheres de diferentes gerações.
Com seus looks marcantes e cheios de personalidade, ela conseguiu quebrar estereótipos e questionar o status quo, tornando-se símbolo da liberdade sexual e da luta pelo direito das mulheres.
Para comemorar seu aniversário, nada melhor do que relembrarmos sua trajetória pela música pop e sua influência no mundo da moda. Continue a leitura e confira!
Madonna além da moda
Antes de falarmos propriamente sobre os looks da Madonna, acho muito importante compreendermos que, apesar da cantora ser um ícone fashion, ela representa muito mais do que isso. A rainha do pop sempre utilizou a moda e a música para expressar seu posicionamento político, lutar pelas causas que defendia e dar voz a movimentos sociais.
Com seu jeito revolucionário e questionador, Madonna foi pioneira ao tratar de temas como liberdade sexual e empoderamento feminino, defendendo que a mulher tem o direito de fazer e ser o que quiser. Além disso, na década de 80 e 90 ela usava seus videoclipes (na minha opinião, os mais bem produzidos até hoje), para contestar alguns dogmas religiosos.
Durante a sua turnê Blond Ambition, foi produzido o documentário Na Cama com Madonna, no filme a cantora insinuava a masturbação feminina. Se hoje em dia, esse tema ainda é tabu, imagina nos anos 90? Madonna foi alvo de críticas e quase foi proibida de realizar shows na Itália, um país muito religioso.
A luta pelas mulheres sempre foi constante em sua carreira e até hoje levanta essa bandeira e a defende. Quando Donald Trump foi eleito em 2016, Madonna discursou na Marcha das Mulheres. Em seu discurso, ela declarou:
“Hoje é o início da nossa história. A revolução começa aqui. A luta pelos direitos de sermos livres, de sermos quem nós somos, de sermos iguais. Vamos marchar e atravessar a escuridão”.
👉 Isso sim é ser um ÍCONE!
Influência da Madonna no mundo da moda
Após essa contextualização, ficou bem mais fácil falar da influência da Madonna no mundo da moda. Afinal, todos os looks tinham uma mensagem por trás. 😉
No início da carreira, ela trouxe muita referência no movimento punk para seus looks, tornando-se fonte de inspiração para quase todas as adolescentes da época. As composições contavam com: lenços na cabeça, pulseiras, colares e crucifixos de vários formatos, roupas pretas e ousadas, cropped, meia calça arrastão e legging e saias de renda. (Quem lembra do clipe Like a Virgin?)
Logo depois, Madonna investiu em um visual bem parecido com o da Marilyn Monroe, uma das suas fontes de inspiração. Com cabelos platinados curtos e sobrancelhas super grossas, seu visual foi copiado por várias mulheres.
E as mudanças não pararam por aí! Madonna transitou por vários estilos ao longo da sua trajetória. Nos anos 90, assumiu um estilo mais gótico, com muita roupa preta e cabelos negros e longos.
Já nos anos 2000, tivemos uma Madonna neogótica, com cabelos castanhos; uma cowgirl, no clipe American Pie e uma Madonna mãe bem mais tranquila.
Sabe o que acho mais lindo disso tudo? A forma como ela não tem medo de vivenciar todas as suas fases, incentivando que nós façamos o mesmo. Por esse motivo, acredito que todas já nos identificamos com a Madonna pelo menos uma vez na vida!
04 looks icônicos da cantora pop
Como podemos ver, Madonna é uma verdadeira camaleoa e falar de todas as suas versões e influência na moda seria quase impossível. Então, separei alguns looks que considero icônicos!
01. Corset com sutiã pontudo
Desenhado pelo estilista Jean Paul Gaultier, o corset com seios em formato de cone foi utilizado pela cantora na turnê Blond Ambition, em que celebrava a liberdade e poder feminino.
Durante a performance da música Express Yourself, Madonna ia se despindo até deixar o sutiã totalmente à mostra – uma polêmica e tanto para a época. O sucesso foi tanto, que depois a peça foi incluída na exposição com produções mais famosas de Jean Paul Gaultier e vendida por $52.000 em 2012.
02. Apresentação no Video Music Awards de 1990
Vogue é uma das músicas mais famosas da cantora e já foi apresentada em várias turnês. Os looks sempre são incríveis. Mas para mim, o melhor foi o que Madonna utilizou no Video Music Awards, em 1990.
Ela se vestiu de Maria Antonieta e fez uma performance impecável com seus bailarinos. Sem dúvidas, uma marco para a sua carreira. 😍
03. Clipe de Nothing Really Matters
No final da década de 90 e início dos anos 2000, Madonna foi muito influenciada pela cultura oriental. Diversas vezes, ela aparecia com acessórios típicos da Índia ou China.
Em seu clipe “Nothing Really Matters”, utilizou um kimono maravilhoso também desenhado por Jeans Paul Gaultier. Segundo o estilista, o look foi inspirado no livro “Memórias de uma Geisha”.
04. Apresentação Super Bowl, 2012
No intervalo do Super Bowl, o horário mais nobre da televisão americana, Madonna usou um look assinado por Riccardo Tisci para a Givenchy. O visual conta com um manto dourado bordado à mãos com cristais e paetês e uma coroa de ouro.
A rainha do pop também usou brincos de ouro branco e diamantes 19.6 quilates. Durante a performance, o Twitter informou que foram postados uma média de 8.000 tweets por segundo por 05 minutos seguidos. Rainha, né gente?!
Sendo fã da Madonna ou não, é impossível ignorar a sua importância para o mundo da moda. Eu admito que já gostava muito do seu trabalho, mas enquanto escrevia esse texto, minha paixão aumentou ainda mais. 💗
E você, é fã ou já sabia da sua relevância na moda? Compartilhe comigo nos comentários!
Selecionei algumas das minhas músicas preferidas da Madonna: