Vestido evasê: a peça mais coringa de todos os tempos

19 de fevereiro de 2021
O modelo evasê surgiu na década de 50 e até hoje é um dos modelos mais versáteis no guarda roupa feminino. Clique aqui e saiba como utilizar o vestido evasê.
Tempo de leitura: 4 min

O vestido com modelagem evasê é um must have para as mulheres que preferem um estilo mais feminino. Dizemos que um vestido possui esse corte, quando ele apresenta uma marcação abaixo dos seios e uma saia levemente rodada e volumosa, destacando a silhueta de forma elegante.

A modelagem evasê marcou os anos 50 e 60, época em que as mulheres clamavam por feminilidade. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), havia racionamento de matérias primas e tecidos, então as mulheres foram obrigadas a adotar roupas mais práticas e simples.

Christian Dior, Designer of Dreams; at the Musée des Arts Décoratifs

Com o término da guerra, as mulheres desejavam sentir-se femininas e sedutoras de novo. Sabendo desse sentimento, Christian Dior lançou sua primeira coleção que personificava todo o luxo, sofisticação e elegância tão almejados na época.

As saias e vestidos eram amplos e muito rodados, a cintura super marcada e o busto mais acentuado. O resultado? looks que marcaram o fim do período de contenção e o início de uma nova era!

Peças apresentados na coleção New Look, de Christian Dior em 1947

Vestido evasê: a peça coringa de qualquer closet

A modelagem evasê passou por diversas repaginações e hoje conseguimos encontrar vestidos com diferentes comprimentos, estampas, tecidos e caimento. Talvez, o motivo principal desse modelo ser utilizado até hoje seja o fato de valorizar qualquer tipo físico

Por marcar bastante a cintura, o vestido evasê é uma ótima opção para as mulheres com o corpo do tipo retangular (medidas do ombro, quadril e cintura parecidas) ou triângulo invertido (ombros maiores que os quadris). Já as mulheres mais magras que desejam volume, podem se beneficiar das saias mais volumosas e rodadas, características desse modelo.

Além disso, utilizar estampas e saias com pregas deixa o corpo ainda mais volumoso, acentuando as curvas. Quer disfarçar a barriguinha, culotes ou quadris? Aposte nesse mesmo modelo de vestido, mas com tecidos leves e cores monocromáticas.😉

Como usar o vestido evasê

Antes de dar algumas dicas, queria reforçar que não existem regras na moda. Sua prioridade deve ser – sempre – vestir aquilo que te faz bem, independente do seu biotipo. Porém, se realmente não sabe como utilizar o vestido evasê e combiná-lo com outras peças, separei algumas dicas infalíveis!

Vestido evasê curto

O vestido evasê curto pode ser utilizado em qualquer ambiente. Mas, se ele for bem curtinho, é importante avaliar em quais lugares poderia usar sem nenhum tipo de constrangimento, como no trabalho ou em cerimônias religiosas.

  Principais tendências de moda do BBB21

Em relação ao período do dia, vale a regra máxima: cores escuras para a noite e coloridas durante o dia. Porém, sinta-se livre para usar como preferir. Afinal, as regras foram feitas para serem quebradas, né? 😎

Para quem deseja parecer um pouquinho mais alta, esse modelo é um grande aliado, pois ele consegue alongar visualmente a silhueta – se combinar complementar com um salto, o resultado fica ainda mais incrível!

Vestido evasê midi

O comprimento midi surgiu na década de 1920 e reapareceu em 1947, com a coleção “New Look” de Christian Dior (já comentamos sobre isso lá em cima, lembra?). Desde então, ele vem conquistando cada vez mais espaço no guarda roupa das mulheres.

Dizemos que o vestido midi é aquela peça com comprimento na altura entre o joelho e o calcanhar. Ele fica super chique e combina com todas as ocasiões, desde momentos mais descontraídos até reuniões de trabalho e eventos sociais.

No entanto, esse modelo cria a sensação de “encurtamento” do corpo. Então, minha dica é apostar em sandálias abertas ou sapatos de tom nude, assim é possível criar uma harmonia visual.

Vestido evasê longo

O vestido evasê longo pode ser usado no dia a dia ou em eventos que pedem mais sofisticação, como casamentos e formaturas. O que irá determinar um look mais elegante ou despojado é o tecido.

Se desejar uma peça coringa, minha dica é investir em um vestido evasê de algodão em tonalidade neutra. Assim, você consegue brincar com diversos acessórios e criar visuais diferentes.

Para um almoço de domingo, por exemplo, uma sandália baixa e acessórios discretos combinam muito bem! Já para situações um pouco mais formais, como uma reunião de trabalho, você pode utilizar um blazer e sapato de salto.

Viu só como existem inúmeras formas de utilizar o vestido evasê. Sem dúvidas, é uma peça que não pode faltar no seu guarda-roupa! E você, já conhecia esse modelo ou tem costume de usar? Compartilhe comigo nos comentários aqui embaixo.💗

AUTORA:

Idealizadora e fundadora do essa roupa tem história, sendo responsável pela curadoria e criação dos conteúdos. Formada em Design de Moda e com MBA em Gestão de Marketing, vê a moda como a arte de entender o outro e a si mesmo através da roupa, afinal toda peça de roupa tem uma história pra contar!

Mais artigos que podem te interessar