Aqui no blog, já falei sobre a influência do Rock e da Bossa Nova no mundo da moda. Agora, chegou o momento de comentar sobre outro estilo musical que eu amo e que também influencia muito as vestimentas, principalmente dos jovens: a música pop.
A expressão “música pop” foi utilizada pela primeira vez no Reino Unidos, em 1926. O termo era usado para classificar uma canção que tivesse um alcance popular e que fosse produzida pelo povo. Lembrando que naquela época, o estilo predominante era a música erudita, produzida e destinada às classes mais altas.
Com o passar do tempo e mudanças sociais, a música pop foi conquistando seu espaço. Na década de 30, deu-se início ao que, hoje em dia, conhecemos como pop. Nesse período, os estilos musicais predominantes eram o jazz, soul, country e blues. Esses gêneros musicais influenciaram diretamente no desenvolvimento da música pop.
Porém, foi apenas nos anos 50 que a música pop se consolidou como um gênero musical. Ela se caracteriza principalmente pela integração de diferentes estilos e elementos, batidas repetidas, estrutura de fácil memorização e um ritmo contagiante.
Além disso, os artistas pop levaram ao público apresentações extravagantes, caracterizações próprias e coreografias únicas. Todas essas características fizeram com que esse estilo musical conquistasse o mundo, criando seu próprio legado.
Aliás, o pop sempre teve muita influência no mundo da moda, inclusive nos dias atuais.
A seguir, confira um breve resumo sobre sua história e entenda por que a música pop e a moda são melhores amigas.
Obs: em cada nome, coloquei um link que direciona para minha música preferida daquele cantor. Vale a pena clicar e conferir de pertinho a evolução da música pop ao longo do tempo.
Linha do tempo da música pop
Nos anos 50 surgiram os primeiros cantores de pop, que eram fortemente influenciados pelo Blues e Country, estilos que predominavam na época. Alguns artistas bem famosos dessa época foram Frank Sinatra, Dean Martin e Elvis Presley – na verdade, Elvis era um rockeiro com uma pegada pop.
Com a evolução do estilo musical, vimos surgir diversos artistas pop na década de 60, a maioria com melodias mais românticas. As composições de Bob Dylan, Carole King e Neil Diamond foram verdadeiros sucessos entre os jovens da época.
O cenário da música pop ganhou uma nova faceta nos anos 70. Temos bandas que mesclam as batidas do pop com o rock, como as composições dos Eagles. Em paralelo, temos o início da era disco, com as músicas dos Bee Gees e Abba (Ooh, see that girl, Watch that scene Digging the dancing queen 💃). Já outros cantores, preferiam utilizar piano em suas músicas e melodias mais calmas, como Elton John, por exemplo.
Na década de 80 podemos dizer que foi a ascensão desse estilo, em que surgiram os maiores nomes do pop – até hoje – Michael Jackson e Madonna. Além de criarem hits inesquecíveis, ambos tinham um estilo único.
Michael sempre apostava em looks marcantes, como ombreiras, brilhos, pedrarias, jaquetas e blazers. Além das lendárias luvas brancas e sapatos mocassins (quem aí já tentou fazer o moonwalk?👆)
Já a rainha do pop passou por diversas transformações de estilo ao longo da sua carreira, sendo disputada pelos estilos. Afinal, quem não gostaria de vestir a Madonna? Mas no geral, seus looks são sexies, chamativos e, muitas vezes, políticos.
Como por exemplo, em sua turnê “Blond Ambition World Tour”, em que utilizou o clássico sutiã em forma de cone, criado por Jean Paul Gaultier. Durante a performance da música Like a Virgin, os bailarinos acariciavam seu corpo, o que fez a Igreja Católica repudiar fortemente a atitude da cantora – até o Papa João Paulo II se envolveu na história.
Os anos 90 foram marcados pelas boy bands e girl groups, em que os participantes realizavam coreografias super sincronizadas. Dois grandes exemplos foram o Backstreet Boys e Spice Girls. Toda adolescente tinha pelo menos um post do Backstreet no quarto e um look bem justinho e colorido à la Spice Girl.
Música Pop na atualidade
Finalmente chegamos aos dias de hoje. Lá no comecinho dos anos 2000, o pop já era muito consolidado e dominava o cenário musical. Nessa época temos inúmeros cantores, como Shakira, Mariah Carey, Akon, Christina Aguilera, Eminem e Britney Spears.
Com a ascensão do fast fashion, todas as combinações feitas pelas cantoras eram rapidamente reproduzidas para nós, sendo praticamente impossível não seguir as tendências que a música pop ditava.
Os looks dessa época são bem característicos. Se você tem mais de 25 anos, deve se lembrar das calças de cintura super baixa, saltos plataformas enormes, vestidos bandage, conjuntinhos, boleros e muito cor de rosa, principalmente entre as celebridades teens.
Hoje em dia, a moda está mais diversificada e conseguimos encontrar diferentes estilos de roupas nas lojas. No entanto, a ligação entre cantores pop e grifes de moda continua fortíssima.
Vários músicos citam grifes em suas composições como forma de demonstrar riqueza, poder e admiração. Além disso, muitos videoclipes são gravados com peças de roupas dessas marcas famosas, o que traz visibilidade para elas e, dependendo do vídeo, reafirma seu posicionamento em questões sociais. Confira alguns exemplos:
Em 2016, Beyoncé lançou o hit Formation, em que cita a famosa marca francesa Givenchy. “I’m so reckless when I rock my Givenchy dress”. A música tem como objetivo dar voz ao movimento negro e criticar a violência policial. A produção foi tão incrível que ganhou o prêmio de Melhor Vídeo no Grammy Awards 2017.
A música I Like It, da Cardi B em parceria com J. Balvin, citou a marca espanhola Balenciaga. Na letra, a cantora fala “I like those Balenciaga, the ones that look like socks”. Com uma simples citação, o modelo do tênis ganhou fama mundial e conquistou os pés de muitos fashionistas. Moda e música são poderosas quando se juntam!
Um último exemplo, dentre vários que existem, seria a música Louboutins, de Jennifer Lopez. Como o nome sugere, a cantora cita a famosa marca francesa ao dizer “It ‘s the last time, I’m movin on, I’m throwing on my Louboutins”.
A canção fala sobre o fim de um relacionamento abusivo e, com essa citação, conseguimos perceber que a marca Louboutin é responsável por trazer um ar de superação, superioridade e independência à cantora.
Espero que após a leitura você tenha conhecido um pouco sobre a história da música pop e compreendido sua influência no mundo da moda. Mas agora me conta, você já se inspirou ou se inspira em alguma cantora pop?
Compartilhe comigo.💗
[…] comemorar seu aniversário, nada melhor do que relembrarmos sua trajetória pela música pop e sua influência no mundo da moda. Continue a leitura e […]