Arquétipos e estampas: descubra a relação entre eles

25 de março de 2021
As estampas representam o nosso arquétipo, ou seja, a nossa personalidade. Clique aqui e saiba o que cada animal representa e confira qual combina com você.
Tempo de leitura: 5 min

Os arquétipos são estudados há muito tempo, por diferentes áreas. Se você pesquisar sobre o assunto, encontrará conteúdos desenvolvidos por psicólogos, filósofos, neurocientistas e metafísicos.

Os metafísicos acreditam que os arquétipos são consciências que possuem uma energia de altíssima vibração e que se expressa no nosso mundo e em nós de diferentes maneiras. Para eles, os arquétipos carregam energia e informação de alta frequência vibratória, as quais chamam de virtudes.

As virtudes correspondem às qualidades de alto valor moral e espiritual que nos impulsionam para o crescimento espiritual e auto realização. Uma forma de ativar o arquétipo seria utilizando Símbolos de Poder (estampas) na decoração ou em objetos de uso pessoal. O golfinho, por exemplo, estimula a alegria e a felicidade. Interessante, né? 👀

Já no campo da psicologia, a teoria mais conhecida é a desenvolvida por Carl Jung, um dos maiores representantes da psicanálise. Após analisar os símbolos e mitos presentes em diferentes culturas, Jung estabeleceu os 12 arquétipos da personalidade, que são os moldes e padrões comportamentais que definem formas específicas de ser e estar em uma sociedade.

Para o psicanalista, a personalidade é moldada e construída com base no que o indivíduo recebeu e consumiu enquanto ser coletivo. Isso quer dizer que todos os símbolos e imagens culturais estão registradas no inconsciente coletivo e são responsáveis por definir as características particulares de cada um de nós.

Mind Blow não é mesmo?

Arquétipos, segundo Carl Jung

Vou apresentar de forma bem resumida os 12 arquétipos de Carl Gustav Jung. Porém, muito em breve vou fazer um texto contando de forma mais detalhada sobre cada um deles e como eles influenciam em nosso estilo pessoal.😍

Sábio: Sabe aquele amigo que sempre tem um argumento lógico? Provavelmente, ele se enquadra ou manifesta o arquétipo Sábio. Para ele, o intelecto e o conhecimento são sua principal razão de ser.

Inocente: são pessoas otimistas e que buscam a felicidade. Procuram agradar aos outros e sentem necessidade de serem reconhecidos pelos demais.

Explorador: são aquelas pessoas que estão sempre dispostas à aventuras e novidades, colocando o autoconhecimento e a busca por um ideal em primeiro lugar.

Governador: corresponde ao líder, aquele que coloca as regras e comanda qualquer situação. Normalmente, exige que os outros façam aquilo que ele diz e exala poder.

Criador: tem um desejo profundo de liberdade, adora novidades e criar algo novo. São espirituosos, inconformados e autossuficientes.

Cuidador: sente-se mais forte que os demais. Então, possui a necessidade de cuidar e proteger os outros, evitando ao máximo qualquer risco que ameace a felicidade dos outros.

Mago: é o grande revolucionário dos arquétipos. Está em constante processo de transformação e crescimento.

Herói: são aquelas pessoas que possuem uma vitalidade e força incrível. Nunca desistem dos seus objetivos e lutam pela honra.

Bandido: são indivíduos provocantes e completamente independentes da opinião dos outros. Gosta de ir contra o padrão e pensar por si só.

Amante: são sensíveis e esbanjam amor em todas as suas formas. Adoram amar e sentir-se amados por todos.

  Como montar looks incríveis com coturno

Tolo: também conhecido como louco, são pessoas que nos ensinam a rir de nós mesmos e enxergam a vida de forma leve e divertida.

Órfão: sente-se traído ou desapontado, querem que os outros cuidem dele e costumam se vitimizar.

Arquétipos vs Estampas

A parte boa dos arquétipos é que conseguimos mudá-los. Ou seja, você pode ser uma pessoa que, atualmente, se enquadra no arquétipo órfão; mas nada te impede de se transformar e assumir o arquétipo de herói, por exemplo.

Como comentei no comecinho do texto, uma das formas de ativar o arquétipo e trazer mudanças para si é através das estampas de suas roupas, usando os animais como Símbolos de Poder! Para te ajudar, separei uma listinha com as minhas estampas preferidas e o que cada uma delas representa.

Beija-flor

Se lança no mundo espalhando graça e beleza, nos ensinando a apreciar as maravilhas e magias de nossa existência diária. Geralmente, as pessoas que possuem o beija-flor como Animal de Poder, são agradáveis, alegres e vivem com muitos amigos.

Borboleta

Representa os ciclos da vida, movimento e mudança. São a personificação da clareza mental, novas etapas e liberdade. Se você está passando por transformações, essas estampas são ideais para emanar essa mensagem para o universo.


Cachorro

O cachorro é o melhor amigo do homem, certo? Então, nas estampas eles representam lealdade e habilidade para amar incondicionalmente.

Cavalo

Naturalmente, o cavalo é um animal com muita presença. Nas roupas eles simbolizam poder interior, liberdade de espírito, força e clarividência.

Elefante

Nos últimos tempos, a estampa de elefante tem ganhado muita visibilidade, porque além de ser linda, possui um significado muito forte. Os elefantes nos ensinam a força da gentileza, do comprometimento e da comunicação nos relacionamentos. Qualidades e características tão necessárias no atual momento.

Gato

Quem gosta de gato, sabe que eles são animais super místicos. Ao utilizar estampas com esses felinos, estamos exalando sensualidade, mistério, independência e completude. O que todo mundo quer, né?

Girafa

Esse animal nos ensina a ver a vida de forma focada e expansiva ao mesmo tempo. Se você possui o objetivo de expandir sua espiritualidade, estampas de girafas são uma ótima aposta.

E aí, gostou de conhecer um pouco sobre os arquétipos e como cada estampa representa uma personalidade diferente? Minha última dica é: mesmo que você não acredite muito nesse papo de Símbolos de Poder, experimente mudar o visual e usar estampas diferentes. Se permita, ouse, seja o que sempre quis! 🧡

AUTORA:

Idealizadora e fundadora do essa roupa tem história, sendo responsável pela curadoria e criação dos conteúdos. Formada em Design de Moda e com MBA em Gestão de Marketing, vê a moda como a arte de entender o outro e a si mesmo através da roupa, afinal toda peça de roupa tem uma história pra contar!

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
O mais novo
O mais antigo Mais votado
Feedbacks
Ver todos os comentários

Mais artigos que podem te interessar

0
Este é um tópico de comentário fechadox